quarta-feira, 27 de novembro de 2013

JESUS NASCEU NO DIA 25 DE DEZEMBRO ?

Nesta época do ano, o comércio fatura mais do que em dias normais, as ruas ficam enfeitadas; há troca de presentes entre pessoas especiais e colegas de trabalho; e as escolas e as igrejas tentam ensinar às crianças que o verdadeiro sentido do Natal é o nascimento de Cristo. Verdadeiro? Até mesmo entre os cristãos há divergência quanto à celebração da data.

O Anjo anuncia a vinda do Messias.
Maria recebeu o aviso de sua gravidez pelo anjo Gabriel . Nesta ocasião, sua prima , Isabel , estava no sexto mês de gestação : " No sexto mês , foi o anjo Gabriel enviado da parte de Deus , para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um certo homem da casa de Davi, chamado José . A virgem chamava-se Maria . Mas o anjo lhe disse : Maria , não temas ; porque achaste graça diante de Deus . Eis que conceberás e darás a luz a um filho , a quem chamarás pelo nome de Jesus . Ele será grande e será chamado de Filho do Altíssimo , Deus , Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. Então Maria disse o anjo : Como será isto pois não tenho relação com homem algum? E Isabel tua parenta , igualmente cocebeu um filho na sua velhice , sendo este já o sexto mês , para aquela que diziam ser estéril" Lucas 1:26,27,30-34,36.

Maria ficou com Isabel os Últimos três meses da gravidez de sua prima .

Naqueles dias , dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a    uma cidade de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre: então, Isabel ficou possuída pelo Espírito Santo.E exclamou em alta voz: Bendita é tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz,e teve um filho.Ouviram os seus vizinho e parentes que o Senhora usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo.e queriam dar-lhe o nome de seu pai Zacarias.” Lc 1:39-     43, 56-59 Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino .

A idade de Jesus.

Quando os magos encontraram Jesus seria Ele um recém-nascido?

Vejamos a passagem bíblica : "Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.“Então, Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.” Mt 2:16,17

Baseado na informação dos magos, Herodes agiu. Mandou  matar os meninos de dois anos para baixo, procurando neste contingente atingir o menino Jesus . Portanto quando os magos encontraram Jesus , em casa, (Veja Abaixo) Ele estava perto da idade de dois anos. Como se pode ver, não se tratava mais de um recém nascido. E o que comumente se observa hoje?

Onde os magos encontraram o menino?

" E tendo eles ouvido o rei, partiram ; ei que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles , até que chegando , se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela , alegraram-se , muito com grande Júbilo. E entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e prostando-se , o adoraram e abrindo o seu tesouros , lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra' Mateus 2:9-11

Os magos encontraram o menino em casa. Na manjedoura estiveram somente os pastores e não os magos!

 Mas então porque Celebram o nascimento de Cristo em 25 de dezembro?

O nascimento de Jesus só passou a ser atrelado a essa data  de 25 de dezembro quando, por uma questão política, o imperador romano Constantino procurou resgatar a unidade religiosa do povo que governava. Constantino aproveitou a difusão do cristianismo para controlar o império. Foi ele que estabeleceu os costumes e rituais da Igreja Católica Romana, criada no Concílio de Nicéia em 325 d.C., passando o dia de celebração do sábado para o domingo e “criando” o Natal cristão. Além disso, a Igreja Romana assimilou muitos costumes de outros povos que o império dominava, como conta Henry Bettenson em seu livro Documentos da Igreja Cristã.
O que ocorre é que em outras culturas, anteriores a Cristo, 25 de dezembro era marcado como o dia do nascimento de deuses, geralmente ligados ao Sol. Na definição da Enciclopédia Barsa, o Natal é uma data “fixada no ano de 440, a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia”.


Estas festas estão relacionadas às estações do ano. O culto pagão Natalis Invistis Solis (nascimento do deus sol invencível), ao deus Mithra, da Pérsia, do qual Constantino era sumo sacerdote, é celebrado nesta data, porque do dia 24 para o 25 acontece a passagem do Solstício de Inverno para o Equinócio de Primavera nos países do Hemisfério Norte. Durante o período do Solstício de Inverno, os dias são curtos e frios porque, segundo o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desta perspectiva, o Sol se move durante seis meses para o sul e fica mais fraco. Ao nascer do dia 25, ele se move um grau, mas, desta vez, para o norte, trazendo dias mais longos e quentes e, claro, a primavera com suas flores, a colheita, o acasalamento dos animais e todo o culto em torno da fertilidade.


Os solstícios são as posições da Terra em relação ao Sol. Entre eles há os Equinócios de Primavera e Outono, que ocorrem quando os dois hemisférios ficam dispostos simetricamente em relação ao Sol, que sempre foi motivo de culto e adoração em inúmeros povos.
No Egito, 3000 anos a.C., o Sol aparece na figura do deus Hórus, que nasceu da virgem Isis, na mesma data de Mithra. Seu arqui-inimigo era Set, que representava o mal, as trevas ou a noite. Todos os dias eles travavam batalhas. Ao entardecer, Set ganhava e mandava Hórus para as trevas, ao amanhecer, acontecia o contrário e Hórus reaparecia vitorioso no céu. Durante a primavera e o verão, quando os dias são mais longos, Hórus prevalecia. De igual forma, a mesma estrutura mitologica é encontrada uma das versões da história de Krishna, da Índia, cujo nascimento teria sido em 25 de dezembro a 900 anos a.C., também de uma virgem, Devaki.

A partir dos fatos acima fica claro que muito improvável que Jesus tenha nascido no dia 25 de dezembro . Porque então o seu nascimento ainda continia a ser celebrado nessa data? O motivo não é outro senão costumes pagãos das pessoas que se converteram ao cristianismo . Esse costumes os pagãos trouxeram com eles . Como J. frazer diz


" O maior culto pagão religioso que alimentou a celebração de 25 de dezembro como feriado em todo mundo Romano e Grego foi o culto pagão da adoração ao sol "Mitraísmo"  esse festival de inverno era chamado Natividade. A Natividade do sol . Veja (J. Frazer " The Golden Bough " New York Macmillan co , 1935 , pagian 471.)

Mesmo a " The Catholic Encyclopédia" admite que este festival pagão é a razão pelo qual o nscimento de Jesus comecou a ser celebrado no dia 25 de Dezembro .Vejamos como esta escrito na enciclopédia :

A bem conhecia  festa solar Natalis Invictis ( A Natividade do Sol Invicto ) celebrada em 25 de dezembro , tem um forte crédito na responsabilidade pela nossa data de Dezembro . Veja na The Catholic Encyclopedia , New york , Robert Appleton Co, 1911, Pag 725. This quotation was taken from R.Woodrow , op . cit pag 143)

 
Do exposto, fica claro que o dia 25 de Dezembro não é o dia do nascimento de Jesus, mas o dia em que os pagãos celebravam o nascimento do sol. Quando estes pagãos se converteram ao cristianismo, trouxeram consigo suas práticas pagãs. A igreja, em vez de tomar uma posição corajosa e lutar contra essas práticas, preferiu "cristianiza-las" . Assim, "o nascimento do deus-sol" foi mudado para "o nascimento do Filho de Deus". Infelizmente, isso é apenas uma das muitas práticas pagãs e tradições que ainda são seguidas por um número considerável de cristãos.

A Bíblia não informa a data do nascimento de Jesus Cristo. Isso é comprovado pelas outras obras de referência a seguir:
“A verdadeira data do nascimento de Cristo é desconhecida.” — New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica).
“Não se sabe a data exata do nascimento de Cristo.” — Encyclopedia of Early Christianity (Enciclopédia do Cristianismo Primitivo).
Embora a Bíblia não informe diretamente quando Jesus nasceu, ela fornece duas evidências que já convenceram muitas pessoas de que ele não nasceu em 25 de dezembro.

Nos dias do Nascimento de Jesus, Cesar Augusto Convocou , por decreto ,a todos do império para que fossem recensear-se 


Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria.
Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.”  Lc 2;1-5

César Augusto pretenderia realizar um recenseamento com um clima inadequado para a ocasião?

Fatores a considerar:

-         Belém está a 140 km de Nazaré;
-         Belém está aproximadamente a 250 metros acima de Nazaré;
-         As precárias condições das estradas;
-         Os meios de transporte disponíveis: camelo ou burrico;

Como um governador marcaria uma contagem para uma época assim?

O que os pastores estariam fazendo com seus rebanhos no campo num tempo de chuvas e frio?

Ao sul, na Judéia, próximo de Jerusalém, está Belém, a cidade do nascimento de Yeshua. Estas cidades estão distantes 140 km entre si e num desnível de mais de 250 metros.

Portanto concluimos   :


Em Lucas 2:1-3, nos fala de um censo que foi a razão pela qual José e Maria viajaram. Um censo nunca sido feito no inverno, pois as condições meteorológicas faria o transporte das pessoas para a cidade de suas famílias muito difícil. Na verdade, mesmo em nossa era moderna de meios de transporte de alta velocidade, os censos são feitos geralmente em períodos onde o clima não sejam um obstáculo. Portanto, um suposto nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro e um censo exatamente nesta data não são coisas que podem andar juntas. Jesus não poderia ter nascido nesta data, pois em Israel é inverno e dificilmente pessoas peregrinam nesta época. Os pais de Jesus estavam a caminho de Belém, próximo a Jerusalém, o que só ocorria em duas ocasiões — no aniversário da segunda cidade e na Festa dos Tabernáculos, ou Sucot, a festa das colheitas do povo judaico
Outro ponto interessante é o fato de o versiculo 8  falar sobre pastores que estavam com seus rebanhos nos campos é mais uma indicação de que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro , já que por causa do clima , os rebanhos não estão nos campos em dezembro . Adam Clark diz:
"Como esses pastores ainda não tinha trazido para casa os seus rebanhos, é um argumento presumível que outubro ainda não haviam iniciado e que, conseqüentemente, nosso Senhor não nasceu em 25 de dezembro, quando nenhum rebanho estava fora nos campos .. ... Analisando por esta perspectiva a Natividade em Dezembro deve ser abandonada "(A citação é retirada de R.E. Woodrow: " Babylon Mystery Religion", Ralph Woodrow Evangelistic Association Inc., 1966, this printing"

 Os indícios apontam que o nascimento teria acontecido na segunda ocasião. Russel Shedd constatou em seus estudos para a tese de doutorado que o nascimento se deu em outubro, durante a festividade, considerando os turnos de sacerdócio de Zacarias, pai de João Batista, primo de Jesus. “Ele nasceu na época da Festa dos Tabernáculos, em outubro. Seu nascimento pode ser calculado assim: Zacarias exercia seu turno em julho (Lc. 1:5,8) por ser do turno de Abias, o oitavo turno do ano eclesiástico que começava em março (I Cr. 24:10). Foi o mês da concepção de João Batista, (Lc. 1:23-24), que nasceu, pois em abril do ano seguinte. Jesus nasceu seis meses mais tarde, (Lc. 1:26), portanto em plena Festa dos Tabernáculos.”


Portanto dia 25 de dezembro

E o nascimento do deus-sol-invicto dos pagãos:

Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel, fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? E eles dizem: O SENHOR não nos vê, o SENHOR abandonou a terra. E disse-me: Tornarás a ver ainda maiores abominações do que as que estes fazem.E levou-me à entrada da porta da Casa do SENHOR, que está da banda do norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz. E disse-me: Viste, filho do homem? Verás ainda abominações maiores do que estas. E levou-me para o átrio interior da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; e eles adoravam o sol, virados para o oriente. Ez 8:12-16


O nascimento de Jesus, em 25 de dezembro, acaba por fazer com que se dê honra ao deus-sol. A solenidade do natal foi instituída para substituir as festas pagãs do sol invicto, no solstício de inverno . Mas  vejamos um pouco mais :

Outros fatores a respeito do natal 

PAPAI NOEL Será “Papai Noel”, uma criação pagã. O nome “Papai Noel” vem de “São Nicolau” um bispo romano que viveu no século V. A Enciclopédia Britânica, vol.19 páginas 648-649, 11ª edição inglesa, diz o seguinte: “São Nicolau, foi bispo de Mira, e um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro. Diz se que o costume de dar presentes as escondidas no dia de São Nicolau 6 de dezembro originou-se da lenda de sua dádiva oferecida às escondidas às três filhas de um cidadão empobrecido”, o que mais tarde foi transferido para o dia de Natal e perdura até hoje. Daí a associação do Natal com São Nicolau (Papai Noel), cuja idéia central é fazê-lo substituir Papai do Céu. Durante o ano os pais castigam suas crianças por falarem mentira, e na época de Natal contam-lhes a maior das mentiras.
A ÁRVORE DE NATAL – As idéias referentes a árvores sagradas são muito antigas, como já vimos! Entre os druidas, o carvalho era sagrado, entre os egípcios eram as palmeiras, em Roma era o Abeto, que era decorado com cerejas negras durante a Saturnália festa ao sol celebrada em 25 de dezembro. O deus escandinavo Odin era crido como um que dava presentes especiais na época de Natal a quem se aproximava do seu Abeto Sagrado (árvore sagrada). A árvore de natal moderna vem da cultura que Semíramis disseminou como já vimos.
TROCA DE PRESENTES E a troca de presentes, será que é bíblica? Talvez você diga, pelo menos isso a Bíblia permite, já que os Reis magos do Oriente deram presentes quando Cristo nasceu!” Da biblioteca sacra vol. 12, páginas 153-155, quero citar o seguinte: “A troca de presentes entre amigos é característica tanto do Natal quanto da Saturnália e foi adotada do mundo pagão pelos cristãos”. O fato é que este costume de trocar presentes com familiares e amigos, que se apegou ao povo durante a época de Natal, não tem nada de cristianismo. Isto não comemora o nascimento de Cristo, isso é puro PAGANISMO. Os Reis magos não deram ofertas a Jesus por ser seu dia de nascimento, ou para nos dar exemplo para trocarmos presentes, mas porque Ele era Rei dos Judeus! E o costume ditava que se ofertasse alguma dádiva quando se visitasse um REI, como a Rainha de Sabá fez ao visitar Salomão e como as autoridades modernas o fazem ao visitar um chefe de Estado. Eles deram o presente a Cristo e não a qualquer outro! E quanto ao amigo secreto? O amigo secreto de hoje é uma atualização do ritual nórdico de trocar presentes, onde esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: que você jamais se esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado era para eternizar o pacto. Finalizando, eu sei que você deve estar em choque a esta altura e é direito seu crer ou não em tudo isto que escrevi! Mas o bom é que como eu fiz você também pode fazer: pesquisar e chegar à mesma conclusão que eu cheguei, e se você fosse escrever este artigo que eu escrevi talvez as palavras fossem as mesmas. Eu sei do risco que minha popularidade corre por estragar tua festa de natal, mas vale a pena! Se orares Deus te dará discernimento em tudo. Você pode dizer que não comemora o natal para honrar o deus sol, mas se comemora é exatamente isto o que estas fazendo! se quiseres fugir do que leste faça-o, mas repito o espírito do natal é pagão e não cristão! Leia Deut.12,1-2,30-32. Agora você não é mais inocente quanto à festividade do natal iniciada na babilônia! Você como cristão não deve comemorar o natal, pois não é bíblico, mas lembrar de Cristo todos os dias!